Aparelhos eletrônicos parece ser a combinação perfeita para que as crianças permaneçam quietas e calmas, enquanto os pais realizam suas tarefas de casa. O interesse das crianças pelos eletrônicos baseia-se nos coloridos e na forma com que controlam esses aparelhos.
Apesar de lúdicos e até educativos, a exposição em demasia a somente estas fontes de informações, podem afetar o desenvolvimento das crianças.
Um estudo da Academia Americana de Pediatria demonstra que bebês entre 8 e 16 meses que passam muito tempo expostos a estes mecanismos, possuem repertório de linguagem menor. Muitas vezes por acomodação ou por falta de controle deixamos nossos filhos por mais de duas horas todos os dias em frente à Tv, recebendo sempre os mesmos estímulos dos programas infantis preferidos, esta prática pode aumentar em até seis vezes o risco de ter atraso na linguagem.
Vamos deixar bem claro que nem todo uso da tecnologia é condenável, desde que seja medido pelos pais, porém o bom e velho passeio ao parque e os inúmeros estímulos interpessoais aplicados pelos que rodeiam a criança, ainda é a forma mais eficaz e poderosa para auxiliar no crescimento e desenvolvimento dos nossos filhos.