Ao falar de Bullying (nome em inglês) ou Assédio moral me faz pensar no quanto antigo é este fenômeno, precedendo até à escola.
Bullying é definido como um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou de vários indivíduos contra outra pessoa, as causando dor e angustia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
O agressor inferioriza e se impõe sobre o outro e na maioria das vezes o agredido sente-se humilhado e se envergonha em denunciar o agressor e se mantém em silêncio.
Este silêncio pode ser causado por diversos fatores:
Não querem parecer frágeis.
Medo de decepcionar os pais.
Sentem-se culpados e acham que merecem o que estão passando.
Fiquem atentos quanto aos sinais de Bullying:
Hematomas e machucados.
Roupas sujas e rasgadas.
Isolamento, fica normalmente sozinho.
Queda no desempenho escolar.
Tem poucos amigos.
Não quer sair de casa.
A psicoterapia pode ajudar a resgatar a autoestima, precisa existir um trabalho de fortalecimento emocional, a pessoa que esta sofrendo com o Bullying precisa de um suporte e o psicólogo pode ajudar com orientações aos pais e educadores.
Dica: Livro ‘Laís, a fofinha’ trata, de maneira sutil e adequada às crianças, temas atuais e preocupantes como autoestima, bullying e obesidade infantil, por meio da história de uma menina gordinha que sofre com gozações e apelidos dos colegas da escola. De tanto ouvir as outras crianças a chamarem de gorda, Laís acaba acreditando que é feia e se fecha em sua tristeza. Mas quando surge a oportunidade de realizar o sonho de ser atriz, a menina precisa de coragem para se aceitar como é. Ótimo para ler com os pais ou para discutir em sala de aula.
Daniela Depolli