Você sabia por que o cuidado com a saúde mental é tão importante nas 4 fases da vida humana? A vida humana tem suas peculiaridades em cada fase de desenvolvimento. Por isso, é importante o cuidado com a saúde mental, assim como temos os cuidados normais em relação a saúde do corpo em cada fase também temos os problemas distintos que são desencadeados em cada uma das fases da vida humana. Em seguida, vamos entender as variáveis que são tratadas em cada fase, ou seja o porquê da importância de ter o cuidado psicológico em cada fase do desenvolvimento humano.
Psicoterapia na Infância
Na infância há de se ter os primeiros cuidados em relação a saúde mental, principalmente porque nesta fase a preparamos para as fases seguintes, ou seja, para as responsabilidades necessárias para as fases seguintes. É necessário nesta fase preparar a criança para o que vai vir em seguida, como as responsabilidades em relação ao cuidado consigo mesma, e com o ambiente que o cerca, evitando a superproteção no sentido de entregar tudo pronto, de mão beijada. É importante que seja desenvolvida na criança o senso de independência acerca dos cuidados de higiene e organização.
O interessante é que essa psicoeducação não precisa ser feita de forma desgastante para a criança, mas de forma lúdica, utilizando o brincar por exemplo. Como exemplo temos: Brinquedos que ensinem e mostrem o porquê é importante cuidar da higiene bucal por exemplo, uma casinha o porquê fica melhor arrumada. Assim vai se tornando hábito o senso de responsabilidade, do cuidar. Desta forma, além de trabalhar com a ludo terapia, o psicoterapeuta vai ser o facilitador na identificação de conflitos surgidos na infância e ser capaz de orientar a família a intervir em casos de problemas disfuncionais que venham a surgir, sejam ligados ao processo de amadurecimento pessoal, quanto emocional relacionado a interação social com colegas, professores etc… a fim de evitar isolamento e silêncio pois apesar dos adultos reclamarem da hiperatividade das crianças, quando é o contrário pode ser indício de “cuidado”.
Psicoterapia na Adolescência
A adolescência é outra fase que exige cuidado, devidos as particularidades que essa fase permeia, onde os problemas são diversos e relacionam-se às mudanças que surgem neste período, tanto físicas quanto emocionais. Nesta fase, há o fato em que o sujeito não é mais criança, e ainda não é adulto, ele necessita estar bem estruturado para entender suas responsabilidades e as mudanças que surgem neste período. Na adolescência é importante que o sujeito saiba enfrentar as exigências que dizem respeito as mudanças corporais, sociais e familiares, e que surgem em forma de pressões que desencadeiam sentimentos e fortes emoções de forma desorganizada.
E em meio a tantos conflitos surgem questões que interferem no desempenho escolar, distorção da imagem, problemas com alimentação (Bulimia, anorexia), formação da identidade, sexualidade, problemas comportamentais e agressividade, conflitos familiares, ansiedade e depressão, falta de integração no grupo de amigos. Por isso é importante que os pais saibam perceber essas questões a fim de auxiliar o adolescente a lidar com as mudanças que a vida exige nesta fase e possibilite um amadurecimento saudável a fim de enfrentar as fases que seguem esse período. A psicoterapia então será um facilitador no processo de reflexão a respeito das mudanças físicas e emocionais que necessitam de enfrentamento. Além de auxiliar no autoconhecimento, gestão de conflitos e facilitar a tomada de decisões pessoais ou profissionais conscientemente e de forma adulta.
Psicoterapia no Adulto
Nesta fase, na maioria das vezes, caso o sujeito adulto nunca tenha feito psicoterapia, há alguns obstáculos emocionais que são necessários serem superados com a psicoterapia. Primeiramente, é preciso ter coragem para assumir as suas fraquezas e admitir que precisa de ajuda psicoterapêutica. Isto ocorre, por desconhecimento do processo e por medo de julgamentos alheios. Na vida adulta surgem conflitos pessoais que se agravaram com o processo de amadurecimento seja por autocobrança ou cobranças alheias da sociedade. E assim surgem transtornos como Ansiedade, depressão, estresse entre outros.
Esses transtornos, são percebidos geralmente quando aparecem problemas de relacionamento ou até mesmo em relação a perspectivas profissionais. Ou, algum tipo de luto que consome toda a energia do sujeito e impede de atuar na vida da forma como gostaria de enfrentar os desafios da vida cotidiana. Em relação ao adulto, a psicoterapia auxiliará o sujeito a obter uma percepção consciente de obstáculos que impedem a ação adequada, e auxiliará também no processo de compreensão acerca do desconforto e sofrimento pessoal que necessita da ajuda do psicoterapeuta, e que se não for trabalhado, tende a ser ainda mais forte e doloroso. Com a psicoterapia, os vários questionamentos são esclarecidos através dos procedimentos profissionais e técnicas utilizadas, objetivando segurança e confiança para que se sinta confortável para expor as suas dificuldades e assim conseguir ter o controle da sua própria vida.
Psicoterapia no idoso
E por fim, a importância da psicoterapia na terceira idade, ou como muitos preferem chamar nos dias atuais a psicoterapia da melhor idade. Nesta fase da vida, há muitos questionamentos acerca das escolhas e as consequências das atitudes tomadas durante toda a sua história e vivências. Concluímos então que a Psicoterapia para idosos tem grande importância para a melhora na qualidade de vida. O processo psicoterapêutico não é diferente das fases anteriores pois, os encontros também são semanais, e em casos do idoso não conseguir ir ao consultório é possível o atendimento home care , mantendo a importância do sigilo não diferente da prática do consultório. Para o idoso o objetivo é que ele tenha uma qualidade biopsicossocial saudável, e as intervenções objetivam valorizar seu histórico de vida, a fim de obter a promoção de reflexões de que esta fase não precisa necessariamente ser improdutiva mesmo com algumas limitações naturais da idade. E assim como nas duas primeiras etapas da vida é importante que a família esteja envolvida no processo, para que ele viva harmoniosamente, com respeito as suas limitações e dificuldades de adaptação a vida moderna.
Gostou desse Post? Caso esteja a procura de um psicoterapeuta para auxiliar nas vivências do cotidiano que atrapalham o seu desenvolvimento, não deixe de entrar em contato.